terça-feira, 1 de agosto de 2017

Álbum 10x10 cm passo a passo

Com o Instagram sempre em alta, nós ficamos com diversas fotos bacanas em formato quadrado, não é mesmo? Foi pensando nelas que fiz o passo a passo desse mini álbum para fotos no formato 10x10 cm. Esse passo a passo é uma adaptação de um álbum ensinado pela querida Kátia Cristina lá em 2015... espero que vocês gostem.
Pode parecer trabalhoso, pois o pap ficou extenso, mas vocês vão perceber que é bem simples.
O álbum pronto fica assim:

Vamos separar, além de todas as ferramentas básicas de scrap, os seguintes itens:
- cola branca
- fio de cabelo
- crop a dile
- pincel para passar cola

E vamos precisar dos seguintes materiais:
- 2 argolas articuladas de 2,5 cm

- 2 retângulos de papelão nas medidas 13x11 cm

- 1 retângulo de papelão nas medidas 3x11 cm

- 2 retângulos de tecido nas medidas 17x15 cm para a capa e contra capa do ábum (podem ser iguais ou não... eu usei tecidos diferentes, mas fotografei apenas um nesta etapa, este eu usei na contra capa do álbum)

- 1 retângulo de tecido nas medidas 14x17 cm para a lombada do álbum

- 1 retângulo de cardstock (ou qualquer papel mais grossinho) nas medidas 10x17 cm, com as seguintes marcações para vincar

- 1 retângulo do papel de scrap da sua preferência nas medidas 29x10 cm, para forrar a área interna do álbum

- 1 retângulo de manta acrílica R2 nas medidas 10x11 cm (para deixar a capa fofinha. Essa etapa é opcional)

Eu sugiro que você já deixe cada item prontinho pra uso, assim fica bem mais fácil ir montando o álbum.
Primeiro, vamos preparar a lombada do álbum. Pra isso, vamos colar com cola branca o tecido no cardstock vincado. A altura de ambos é 17 cm, ou seja, a borda do tecido fica rente ao cardstock em cima e embaixo (o meu tecido sobrou um pouquinho a mais, pois era um retalho. Não tem problema nenhum também), pois ficará escondido e não precisa de acabamento . Nas laterais, você vai deixar 2 cm de tecido para cada lado:

Dobre e cole as sobras de tecido em ambos os lados. No centro da lombada, nós vamos colar o retângulo pequeno de papelão:

Note que eu passei uma costura à máquina nas duas bordas da lombada, mas esse passo é opcional... serve apenas como enfeite.

Para fazermos a capa, primeiro vamos costurar a manta acrílica ao tecido. Com o tecido pelo avesso, fixe com alfinetes a manta acrílica, deixando 2 cm de sobra acima e abaixo, 2 cm à esquerda e 5 cm à direita. (A manta estará com 11 cm na altura e 10 cm na largura. O tecido estará com 15 cm na altura e 17 cm na largura, ok?)
Se você não quiser usar a manta acrílica, basta colar o tecido diretamente sobre o papelão.

Em seguida, costure uma moldura com cerca de 1 cm de distância das bordas da manta:

Agora cole sobre um dos retângulos de papelão maiores. A manta ficará totalmente alinhada com os lados direito, superior e inferior. No lado esquerdo, o tecido será colado diretamente sobre o papelão. Este lado sem a manta acrílica será fixado à lombada do nosso álbum.

Ao alinhar a manta com o papelão, ficará uma sobra de tecido de 2 cm de cada lado. Dobre e cole as sobras, usando o fio de cabelo para dar um melhor acabamento:

Pronto. A capa está pronta.
Pra fazer a contra capa, basta colar o tecido diretamente sobre o outro retângulo de papelão, deixando uma borda de 2 cm de cada lado, para dobrar e fazer o acabamento também. E a contra capa também estará pronta.

Agora está na hora de montar o álbum. Nós vamos colar a capa (lembre-se de colar a borda que está sem manta) e a contra capa sobre a lombada, conforme os vincos que fizemos, deixando 0,5 cm de distância entre as capas e o retângulo do meio, e uma sobra de 3cm pra cima e 3 cm pra baixo. Para essa colagem também vamos usar a cola branca.

Depois de secar e a fixação estiver boa, nós vamos dobrar e colar as sobras que ficaram acima e abaixo, desse jeito:

Agora cole o papel de scrap ou o cardstock de sua preferência por sobre toda a área interna do álbum, usando cola branca:

Vamos furar o álbum para passar as argolas. Eu usei a própria crop para medir as distâncias: deixei a profundidade máxima do furo e alinhei a borda da crop com a borda do papelão e fiz 4 furos (dois lado a lado embaixo e 2 lado a lado em cima)

Os furos ficaram a uma distância de, aproximadamente, 2 cm acima e abaixo das bordas e de 0,5 cm das laterais. Dá pra ver bem na foto abaixo:


O álbum está pronto.
Agora é só passar as argolas e decorar a capa.

Para colar os enfeites na capa de tecido, eu optei por usar a cola pano, por oferecer uma boa fixação.
Para as páginas internas do álbum eu cortei alguns retângulos de cardstock branco nas medidas 11,5x10 cm

Dessa forma, colei as fotos 10x10 cm e também todos os elementos decorativos com uma base 10x10cm, usando fita dupla face. As páginas internas ficaram desse jeito:








Mais fotinhos do álbum pronto:






Quero muito, muito, muuuuuuito ver as criações de vocês!!! E me contem se gostaram do PAP. Qualquer dúvida é só perguntar, aqui ou lá no grupo do Scrapdiary no Facebook, combinado??
E em breve teremos mais alguns tutoriais muito legais com todas as DTs!!!
Se você ainda não pediu o kiss Girl Power, basta mandar um email para kissscrapdiary@gmail.com para receber todas as informações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário